Login | Contato| Ver Cesta (0)
Navegar: Assuntos Objeto Digital Acervos Catálogos Produtores

PIN - CIRO FERREIRA GOMES - 2002 | Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino

Title:
PIN - CIRO FERREIRA GOMES - 2002
Date:
2002
Description:

PS - CDH - Série DP - PIN - CIRO FERREIRA GOMES - 2002

SEGUNDA CAMPANHA PRESIDENCIAL

Segunda candidatura à presidência (2002) No princípio das discussões em relação aos candidatos à presidência nas eleições presidenciais de 2002, Ciro defendia uma unidade das oposições no primeiro turno para enfrentar o candidato do Governo.

Com esse propósito, conseguiu formar uma frente unindo PTB, PDT e PPS, a Frente Trabalhista. Foi um momento de muita alegria para Leonel Brizola, na época com 80 anos de idade. Na convenção nacional da Frente Trabalhista, realizada em Pindamonhangaba em junho de 2002, Leonel Brizola leu emocionado a Carta Testamento de Getúlio Vargas e disse que esperava por aquele momento por 22 anos.

Em seu programa de Governo, Ciro defendeu câmbio flutuante, controle inflacionário e estabilidade. Afirmou que não haveria rupturas de contrato do governo anterior e nem quebra de direitos já adquiridos. No plano também afirmou que o Banco Central de seu governo seria profissional e não seria presa da especulação financeira. Como medida fundamental do seu modelo de crescimento econômico, previa a elevação da taxa de poupança do país através de uma simplificação e reforma do sistema tributário, reduzindo os tributos no setor produtivo e nos salários e eliminando os privilégios da especulação financeira.[65] Essas reformas em conjunto permitiriam, de acordo com o programa, uma elevação do salário mínimo gradativa e continuamente. As propostas de política externa do Governo eram focadas em integração da economia brasileira na economia mundial, promovendo as exportações. A política de exportação reforçaria uma política industrial, que seria potencializada com uma coordenação entre o governo e as empresas privadas. Já em 2001, o projeto previa um aumento dos contatos com China e Índia, além da União Europeia e Mercosul. Na área de Habitação, os objetivos do programa eram resolver a dificuldade da compra da casa própria, regularizar a posse de terra em bairros mais pobres, e construir casas para famílias com renda até três salários mínimos (uma espécie de Minha Casa Minha Vida).

Ciro também afirmou acreditar que a reforma agrária deve ser “concebida e executada de forma a favorecer a expansão de uma agricultura moderna, de alto valor agregado, de porte familiar, e em regiões próprias para esse padrão de lavoura”.

Phys. Desc:

BOTON CIRCULAR

METAL BRANCO DOURADO

15mm

LOCALIZAÇÃO: EXP.1

ID:
AHF0262
Repository:
Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino
Found in:
Creators:
Subjects:


Page Generated in: 0.384 seconds (using 236 queries).
Using 5.99MB of memory. (Peak of 6.21MB.)

Powered by Archon Version 3.21 rev-1
Copyright ©2012 The UIUC