Login | Contato| Ver Cesta (0)
Navegar: Assuntos Objeto Digital Acervos Catálogos Produtores

MEDALHA - BRONZE - MILITAR - 10 ANOS BONS SERVIÇOS - 1970 | Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino

FRENTE
FRENTE (JPEG Image, 285.81 KB)
Download Original File

Request hi-res copy


VERSO
VERSO (JPEG Image, 282.06 KB)
Download Original File

Request hi-res copy

Title:
MEDALHA - BRONZE - MILITAR - 10 ANOS BONS SERVIÇOS - 1970
Date:
1970
Description:

A Medalha militar é uma condecoração honorífica brasileira.

Foi criada pelo Decreto n° 4.238, de 15 de Novembro de 1901, e destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo. A medalha é concedida a militares que completam decênios de bons serviços prestados às forças armadas, devendo os mesmos satisfazer condições tais como ser considerado merecedor por seu Comandante, Chefe ou Diretor e não ter sido punido disciplinarmente por transgressão atentatória à honra pessoal, ao pundonor militar ou ao decoro da classe.

A Medalha Militar dever ser inscrita numa circunferência de 34 milímetros de diâmetro, tangenciando a parte externa das maçanetas das pontas da estrela principal e não sendo ultrapassada pelas folhas dos ramos de fumo e café. O verso terá em relevo, os dizeres e ornatos mostrados no desenho anexo; a espessura da Medalha será de dois milímetros, no mínimo, entre os planos, de maior relevo; (Redação dada pelo Decreto nº 70.751, de 1972)

b) O Passador medirá externamente 35 milímetros por 10 milímetros, tendo o bronze (10 anos) uma estrela de cinco pontas ao centro, o de prata (20 anos) duas, o de ouro (30 anos) três, o de platina (40 anos) quatro e o de platina (50 anos) cinco, dispostos cimetricamente, com a posição e o relevo indicados nos desenhos; (Redação dada pelo Decreto nº 70.751, de 1972)

c) A fita das Medalhas terá 34 milímetros de largura e será de gorgorão de seda chamalotada, composta de três listras verticais, de igual largura, de cores amarelo ouro a do centro e verde-bandeira as das extremidades. O comprimento da fita será de quarenta e cinco milímetros da alça da Medalha até a costura superior. (Redação dada pelo Decreto nº 70.751, de 1972)

A Medalha Militar tem diferentes apresentações, variando com o tempo de serviço computável do militar agraciado. As variações são as seguintes:

Medalha Militar de Platina com passador de platina (tempo computável: 50 anos) Medalha Militar de Ouro com passador de platina (tempo computável: 40 anos) Medalha Militar de Ouro com passador de ouro (tempo computável: 30 anos) Medalha Militar de Prata com passador de prata (tempo computável: 20 anos) Medalha Militar de Bronze com passador de bronze (tempo computável: 10 anos)

Phys. Desc:

34mm

BRONZE

LOCALIZAÇÃO: EXP.2

ID:
MNC1897
Repository:
Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino
Found in:
Creators:
Subjects:


Page Generated in: 0.198 seconds (using 241 queries).
Using 5.95MB of memory. (Peak of 6.16MB.)

Powered by Archon Version 3.21 rev-1
Copyright ©2012 The UIUC