By Yuri Victorino Inácio da Silva
Title: 3.1 - Seção Biblioteca Numismática Kurt Prober
ID: CEMIP/RNC/BNKP
Primary Creator: Yuri Victorino Inácio da Silva
Extent: 0.0 Items
Arrangement:
3.1 - CMIPYV MNC BNKP - A Seção BNKP contém nove sérires temáticas: Catálagos, Comunicação, Arquivística, Memória e Informação, Diplomática, Filatelia, História, Museologia e Numismática.
Entende-se por arranjo a “seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, utilizando-se diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido” (ARQUIVO NACIONAL, 2005). Paes (2005) afirma que as operações intelectuais compreendem a análise dos documentos quanto a sua origem funcional, forma e conteúdo; e as operações físicas referem-se ao acondicionamento dos suportes documentais em locais apropriados e à identificação dos mesmos para definir sua disposição. O estudo das funções, das atividades e da estrutura da organização produzirá um esquema chamado quadro de arranjo que auxiliará nas atividades intelectuais e físicas de arranjo. Conhece-se também a expressão “sistema de arranjo”, que é definida como um “conjunto de procedimentos técnicos combinados que norteiam a organização dos documentos, tendo em vista a recuperação da informação de um ou mais fundos e/ou coleções” (ARQUIVO NACIONAL, 2005).
O arranjo de documentos eletrônicos, assim como no contexto tradicional, estará intimamente ligado com a manutenção da proveniência. Mesmo que o documento não esteja agora disposto em estantes, mas em inventários ou repositórios da memória de um computador, arranjá-lo significa ainda ordená-lo de acordo com as atividades e funções que o geraram. Bearman (1993) afirma que no arranjo físico remover um documento de seu local de acondicionamento representa sério risco para o bom cumprimento do princípio de proveniência. Com os documentos eletrônicos ocorre o mesmo. Peterson (1984) chega a afirmar que a disposição do documento eletrônico num repositório depende da conveniência administrativa e não do formato, garantindo-se assim que a estrutura e a informação do contexto que gerou a documentação possa ser preservada.
Date Acquired: 01/01/2013
Subjects: Arquivo, Arquivologia, Arquivística, Biblioteconomia, Boletin, Comunicação, Diplomática, Filatelia, História, Infocomunicação, Informação, Livro, Marcofilia, Memória, Museologia, Numismatica, Revista, Scripofilia - Scripophily - Ações, Sigilografia
Languages: Portuguese, Spanish;Castilian, English
3.1 - CMIPYV MNC BNKP - A Seção Biblioteca Numismática Kurt Prober contém nove séries:
3.1.1 - Catálogos
3.1.2 - Comunicação
3.1.3 - Arquivística
3.1.4 - Memória e Informação
3.1.5 - Dplomática
3.1.6 - Filatelia
3.1.7 - História
3.1.8 - Museologia
3.1.9 - Numismática
Há Livros, catálogos, periódicos, guias e folhetos e outras publicações provenientes de doações, assim como da compra de acervos ou itens únicos. Organizados em Dossiers sequenciais alfanuméricos temáticos.
Arquivo
Arquivologia
Arquivística
Biblioteconomia
Boletin
Comunicação
Diplomática
Filatelia
História
Infocomunicação
Informação
Livro
Marcofilia
Memória
Museologia
Numismatica
Revista
Scripofilia - Scripophily - Ações
Sigilografia
Repository: Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino
Access Restrictions: Acesso Local para consulta.
Use Restrictions: Não há meios de reprodução.
Acquisition Method: Compra, doação ou troca