Login | Contato| Ver Cesta (0)
Navegar: Assuntos Objeto Digital Acervos Catálogos Produtores

AIS0022 - Perfecscope Stereoscope | Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino

DETALHE INFERIOR
DETALHE INFERIOR (JPEG Image, 1.07 MB)
Download Original File

Request hi-res copy


DETALHE SUPERIOR
DETALHE SUPERIOR (JPEG Image, 1.39 MB)
Download Original File

Request hi-res copy


LATERAL
LATERAL (JPEG Image, 893.04 KB)
Download Original File

Request hi-res copy


LATERAL COM FOTOGRAMA
LATERAL COM FOTOGRAMA (JPEG Image, 804.12 KB)
Download Original File

Request hi-res copy

Title:
AIS0022 - Perfecscope Stereoscope
Date:
15/10/2014
Description:

O equipamento foi criado por Hawley C. White, que começou sua carreira em Nova York-EUA no ano de 1870, para depois de se mudar para North Bennington, Vermont, onde criaria uma pequena fábrica para a produção de stereoscopes.

Em 1907 Hawlwy construiu uma grande fábrica com linha de montagem, sendo o pioneiro no uso de texto informativo na parte de trás das fotografias estereoscópicas montadas sobre papelão. Em 1915, com o declínio da popularidade deste tipo de entretenimento, White decidiu vender a fábrica para a empresa Keystone View.

O estereoscópio é um visor com um pino para segurar, onde se coloca uma imagem sobre um suporte.

Na parte inferior do visor está a inscrição: "O PERFECSCOPE" patenteado 15 de Outubro de 1895.

O estereoscópio vinha acompanhado de 24 imagens. Na maioria paisagens da Itália, Rússia, Japão, Alemanha, EUA, Argélia etc.

A estereoscopia, imagem estereográfica ou imagem tridimensional, é qualquer técnica capaz de criar a ilusão de profundidade em uma imagem. No caso de uma fotografia, filme ou imagem bidimensional é alcançada pela apresentação de uma imagem ligeiramente diferente para cada olho.

Leonardo da Vinci estudou o fenômeno das imagens em estéreo, sendo o pioneiro no campo. Mas foi o físico escocês Sir Charles Wheatstone que em 1838 descreveu o fenômeno da visão tridimensional (3D) e construiu um aparelho com o qual se pode ver padrões geométricos em relevo. Surge o estereoscópio.

Em 1849 o inventor e cientista escocês Sir David Brewster, projetou e construiu a primeira câmera estereoscópica e um visualizador para ver as imagens em relevo.

Por fim, com base na invenção de Brewster, Oliver Wendell Holmes construiu por volta de 1860 outro modelo estereoscópio, agora de mão, que se tornou muito popular no final do século XIX. Com este modelo de aparelho se podia colocar fotos estereoscópicas montadas sobre papelão. Esta inovação desenvolveu a difusão de imagens de lugares diversos do mundo, criando extensas coleções que foram colocadas à venda.

Como amostra das coleções, disponibilizamos algumas imagens da Argélia, que pertencem ao acervo do Arquivo de Imagens e Sons do SEMIP. Os originais datam provavelmente da década de 1890. A reprodução estereoscópica é de 1900.

Phys. Desc:

O estereoscópio é um aparelho visualizador de imagens dupladas semelhantes. A estrutura é feita de alumínio. Possui par de lentes organicas de cristal e suporte (pino) de madeira. Para regular a imagem a fim de proporcionar foco, um suporte corre sobre uma canaleta, na parte posterior às lentes, onde ficam aficçadas as imagens em um cartão de papelão duro.

LATA E FERRO

LOCALIZAÇÃO: BTVLE

ID:
AIS0022
Repository:
Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino
Found in:
Creators:
Subjects:
Contributor:
Yuri Victorino
See Also:


Page Generated in: 0.227 seconds (using 249 queries).
Using 11.55MB of memory. (Peak of 11.75MB.)

Powered by Archon Version 3.21 rev-1
Copyright ©2012 The UIUC