AHSBPOA
Navegar: Classificação Conjuntos Documentos Assuntos Produtores

Resultados da Busca | Arquivo Histórico Sindbancários - AHSBPOA

CUT - Central Única dos Trabalhadores

Durante as comemorações do 48° aniversário do Sindicato, no mês de janeiro de 1981, reuniram-se os dirigentes da Intersindical/RS e de outros estados para avaliarem a realização da CONCLAT (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) no mês de agosto.

O I CONCLAT foi realizado na Praia Grande (SP), onde foi eleita a Comissão Nacional Pró-CUT. Representavam o Rio Grande do Sul nesta Comissão quatro sindicatos de Porto Alegre (Sindicato dos Bancários, do Vestuário, dos Jornalistas, da Construção Civil) além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tenente Portela e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul.

Em julho de 1983, a Comissão Nacional Pró-CUT convocou uma greve-geral, reivindicando as eleições diretas, o fim da ditadura e o fim dos decretos-leis que arrochavam o salário dos trabalhadores.

Em Porto Alegre, o movimento foi coordenado pela CET (Central Estadual de Trabalhadores ), cujo tesoureiro era José Fortunati e, presidente, o metalúrgico Paulo Paim.

Em agosto de 1983, no 1º CONCLAT (Congresso Nacional da Classe Trabalhadora), em São Bernardo do Campo (SP), foi criada a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

José Fortunati assumiu a coordenação da Central no Rio Grande do Sul, quando a CET foi extinta e substituída pela CUT estadual. O Sindicato dos Bancários foi o primeiro a filiar-se à CUT no Rio Grande do Sul, em 1985.
Pesquisando Produtor: CUT - Central Única dos Trabalhadores (1981/1983 - ...)
expand/collapse Arquivos e Registros (1 Resultados)

58 Resultados! Clique nos links para mostrar os resultados de cada categoria.



Page Generated in: 0.126 seconds (38% SQL in 129 queries).
Using 6879784B of memory. (Peak of 8067472B.)

Powered by Archon Version 2.23
Copyright ©2009 UIUC