Login | Contato| Ver Cesta (0)
Navegar: Assuntos Objeto Digital Acervos Catálogos Produtores

ASSINATURA - DOCUMENTO - FRAGMENTO - DESPACHO - FRANCISCO DE ASSIS MASCARENHAS - MARQUÊS DE SÃO JOÃO DE PALMA - JOÃO INÁCIO DA CUNHA - VISCONDE DE ALCANTARA - CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO - MARUÊS DE VILA REAL DA PRAIA GRANDE - 1827 | Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino

ASSINA 1
ASSINA 1 (JPEG Image, 92.14 KB)
Download Original File

Request hi-res copy


ASSINA VERSO
ASSINA VERSO (JPEG Image, 77.98 KB)
Download Original File

Request hi-res copy


CATÁLOGO 1
CATÁLOGO 1 (JPEG Image, 123.68 KB)
Download Original File

Request hi-res copy

Title:
ASSINATURA - DOCUMENTO - FRAGMENTO - DESPACHO - FRANCISCO DE ASSIS MASCARENHAS - MARQUÊS DE SÃO JOÃO DE PALMA - JOÃO INÁCIO DA CUNHA - VISCONDE DE ALCANTARA - CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO - MARUÊS DE VILA REAL DA PRAIA GRANDE - 1827
Date:
1827
Description:

FRAGMENTO DE DOCUMENTO - DESPACHO - COM ASSINATURAS:

1- FRANCISCO DE ASSIS MASCARENHAS MARQUÊS DE SÃO JOÃO DE PALMA - CATÁLOGO DE ASSINATURAS: N97m

2- PROVÁVEL JOÃO INÁCIO DA CUNHA VISCONDE DE ALCÂNTARA - CATÁLOGO DE ASSINATURAS: N06v

3- DR. MIRANDA - CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO MARUÊS DE VILA REAL DA PRAIA GRANDE - CATÁLOGO DE ASSINATURAS: N85m

Dom Francisco de Assis Mascarenhas, sexto conde de Palma e marquês de São João da Palma, (Lisboa, 30 de setembro de 1779 — 6 de março de 1843) foi um administrador colonial português e também político brasileiro.

Foi conselheiro de estado, senador do Império do Brasil de 1826 a 1843 e governador das capitanias de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

"Português, natural de Lisboa, filho de José de Assis Mascarenhas Castelo Branco da Costa Lancastre, 4° conde de Sabugal, senhor dos paços de Sabugal e de Palmas, 9° alcaide-mor de Óbidos e Selir, descendente de um ramo da Casa Real de Bragança."

João Inácio da Cunha, primeiro barão e depois primeiro e único visconde de Alcântara, (São Luís, 23 de junho de 1781 — Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 1834) foi um magistrado e político brasileiro.

Filho de Bento da Cunha, natural de Lisboa, e de Mariana Mendes, natural do Maranhão. Casou-se com Violante Luísa de Vasconcelos, baronesa e depois viscondessa consorte de Alcântara.

Era formado em Direito pela Universidade de Coimbra.

Foi ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da Justiça, conselheiro de Estado e senador do Império do Brasil de 1826 a 1834.

Caetano Pinto de Miranda Montenegro, primeiro barão, visconde com grandeza e marquês de Vila Real da Praia Grande ComC (Lamego, 16 de setembro de 1748 — Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1827), foi um magistrado e político luso-brasileiro.

Era o governador da Capitania de Pernambuco à época da Revolução Pernambucana, e foi o primeiro ministro da Justiça do Brasil.

Caetano Pinto de Miranda Montenegro foi capitão-general e governador de Pernambuco de 1804 a 1817, quando foi deposto por ocasião da Revolução Pernambucana.

Integrou o ministério do imperador D. Pedro I na pasta da Justiça, nos gabinetes de 16 de janeiro de 1822 e 17 de julho de 1823, desmembrado do Ministério do Império por José Bonifácio de Andrada e Silva.

Foi senador do Império do Brasil de 1826 a 1827. Foi feito marquês pelo imperador.

Carta do governador de Pernambuco, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, na qual expressa tristeza pela partida do príncipe regente de Portugal, mas vislumbra possibilidade de riquezas com a sua chegada ao Brasil, em 1808. Arquivo Nacional. Filho de Bernardo José Pinto de Menezes de Sousa Melo e Almeida Correia de Miranda Montenegro, fidalgo escudeiro da casa real de Portugal, e de Antônia Matilde Leite Pereira de Bulhões. Casou com Maria da Incarnação Carneiro de Figueiredo Sarmento, com quem teve dois filhos: Margarida Máxima Pinto de Miranda Montenegro e Caetano Pinto de Miranda Montenegro Filho, segundo visconde de Vila Real da Praia Grande.

Foi fidalgo escudeiro da casa real de Portugal e comendador da Ordem Militar de Cristo. Pertenceu ao conselho imperial.

Phys. Desc:

ACIDIFICADO CRAQUELANDO

LOCALIZAÇÃO: AP - PASTA 1 - 12 - AHF0487

ID:
AHF0487
Repository:
Centro de Memória e Informação Pessoal Yuri Victorino
Found in:
Creators:
Subjects:
Contributor:
JOÃO CARLOS ELIAS - LOTE DOADO EM CARTÓRIO 2012


Page Generated in: 0.176 seconds (using 254 queries).
Using 5.53MB of memory. (Peak of 5.74MB.)

Powered by Archon Version 3.21 rev-1
Copyright ©2012 The UIUC